COMBUSTÍVEIS
Foto: Denver International Airport
O SAF é um combustível produzido com qualquer fonte sustentável, como biomassa e resíduos.
Foto: Divulgação/Honeywell
As características do SAF são idênticas às do combustível fóssil, tanto que não é necessária nenhuma alteração nos motores dos aviões.
Foto: Divulgação/Rolls-Royce
A estimativa é de que o SAF emita até 80% a menos de CO2 em seu ciclo de vida na comparação com combustíveis fósseis.
Foto: Divulgação/Virgin Atlantic
Existem várias rotas tecnológicas aprovadas para o SAF, com limite máximo de 50% de mistura com querosene de aviação.
Foto: Divulgação/Neste
A rota HEFA usa óleos e gorduras como matéria-prima, incluindo palma, soja e algas. Essa rota é atualmente a mais utilizada no mundo.
Foto: Renata Moura
Na FT-SPK são utilizados resíduos sólidos urbanos, agrícolas e florestais, além de biogás. Nesse processo pode entrar na mistura o hidrogênio verde.
Foto: Divulgação/Gulfstream
A rota ATJ converte biomassa, como cana-de-açúcar, em etanol e depois o transforma em combustível sustentável de aviação.
Foto: Divulgação/UNICA
O uso de SAF no mundo ainda não passa de 1%, mas ele é a principal aposta da aviação para descarbonizar o setor.
Foto: Divulgação/Embraer