GE e Nasa avançam com programa para próxima geração de motores de aviões

Com novo contrato, a GE Aerospace vai seguir para a segunda fase do Hybrid Thermally Efficient Core (HyTEC) para melhorar a eficiência e reduzir as emissões dos gases do efeito estufa

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) concedeu à GE Aerospace um contrato para avançar com a Fase 2 do programa Hybrid Thermally Efficient Core (HyTEC), que pretende desenvolver tecnologias para a próxima geração de motores de aviões comerciais e aumentar a eficiência do consumo de combustível para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Na primeira fase, foram concluídos os trabalhos nos compressores de alta pressão e de aerodinâmica avançada de turbinas de alta pressão, além do combustor. A Fase 2 amadurecerá tecnologias para um teste de demonstração ainda nesta década, sendo expandidos para incluir a avaliação de combustão de 100% SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação.

“Estamos gratos e orgulhosos por colaborar com a Nasa para inventar o futuro do voo. Com o programa HyTEC, a GE Aerospace procura avançar ainda mais as tecnologias principais dos motores de aeronaves, além dos nossos atuais sistemas de propulsão líderes da indústria, para uma melhoria única em uma geração. em eficiência de combustível”, disse o vice-presidente de engenharia da GE Aerospace, Mohamed Ali.

A GE Aerospace e a Nasa têm parceria há mais de 50 anos para acelerar a introdução de inovações na indústria da aviação. Em outra colaboração da Nasa, a GE Aerospace está desenvolvendo um sistema integrado de propulsão elétrica híbrida da classe megawatt (MW) como parte do programa Electrified Powertrain Flight Demonstration (EPFD). Os planos para o EPFD preveem testes de solo e de voo do sistema elétrico híbrido nesta década, em colaboração com a Boeing, utilizando uma aeronave Saab 340B modificada e motores CT7 da GE Aerospace.

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