Ryanair fecha acordo para 125 milhões de litros de SAF na Itália

Parceria entre a companhia aérea e a Enilive prevê o fornecimento de combustível sustentável de aviação entre 2025 e 2030 nos aeroportos italianos

A Ryanair anunciou que assinou uma Carta de Intenções com a Enilive para a compra de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) nos aeroportos onde a companhia aérea opera na Itália. O acordo prevê o fornecimento de 125 milhões de litros de SAF entre 2025 e 2030, o que equivale a 20 mil voos com tanques cheios entre Milão e Dublin.

A Enilive, que pertence à petrolífera Eni, mantém biorrefinarias na Itália onde fabrica SAF a partir de resíduos, como óleo de cozinha usado, gorduras animais e resíduos da indústria agroalimentar. O resultado, o Eni Biojet, está certificado como combustível drop-in e pode ser misturado até 50% com combustível tradicional de origem fóssil.

De acordo com a Ryanair, a parceria com a Eni ajudará a companhia aérea a atingir a meta de usar 12,5% de SAF em seus voos até 2030 e zerar a emissão líquida de carbono até 2050, seguindo as metas globais.

“A Eni é um fornecedor chave em nosso maior mercado, a Itália, e seu sucesso na produção de SAF desempenhará um papel significativo à medida que o nosso grupo cresce para transportar 300 milhões de passageiros por ano até 2034”, comentou o diretor de Sustentabilidade da Ryanair, Thomas Fowler.

“Os biocombustíveis podem desempenhar um papel relevante na descarbonização da mobilidade, incluindo seus setores difíceis de serem eliminados, como a aviação. As plantas e as tecnologias que desenvolvemos na última década permitem que a Enilive produza as quantidades necessárias de SAF para atender às necessidades de empresas como a Ryanair e aos requisitos das regulamentações da União Europeia”, complementou o CEO da Enilive, Stefano Ballista.

Voo LimpoCombustíveisRyanair fecha acordo para 125 milhões de litros de SAF na Itália

Tópicos

Leia também