A ZeroAvia recebeu um financiamento de US$ 3,25 milhões da Comissão de Energia da Califórnia (CEC) para desenvolver um caminhão móvel de reabastecimento de hidrogênio líquido (LH2) para aplicações pesadas, incluindo aviação. O financiamento para o projeto vem do Gas R&D Program administrado pela CEC e autorizado pela Comissão de Serviços Públicos da Califórnia.
A partir do Aeroporto Municipal de Livermore, a ZeroAvia começará a trabalhar para projetar, construir e demonstrar um reabastecedor móvel de LH2 de 10.000 litros com fluxo suficiente para reabastecer em um tempo semelhante ao das recargas tradicionais de combustível de avião. Atingir essa meta ajudará as aeronaves movidas a hidrogênio a cumprirem janelas de tempo apertadas, especialmente no transporte regional.
O reabastecedor de LH2 também será projetado para melhorar a eficiência energética existente em aplicações de LH2, incluindo a redução da ebulição do hidrogênio para menos de 0,1% por dia.
A ZeroAvia está desenvolvendo a propulsão por célula de combustível de hidrogênio como uma solução para combater o impacto climático da aviação. A empresa planeja dar suporte a voos de passageiros e de carga até o final de 2025 com seus primeiros motores hidrogênio-elétricos (ZA600) para aeronaves de 9 a 19 assentos usando armazenamento de hidrogênio gasoso.
Para escalar os motores a hidrogênio para aeronaves comerciais maiores e possibilitar maiores alcances em todos os tamanhos de aeronaves, o hidrogênio líquido criogênico deve ser usado para reduzir o tamanho e o peso dos sistemas de armazenamento de combustível. A ZeroAvia já está desenvolvendo sua família de motores ZA2000 de maior porte, com os primeiros testes de solo de alta potência do sistema de propulsão elétrica totalmente integrado realizados no início deste ano.
Essas aeronaves maiores — como a aeronave Dash-8-400 de 76 assentos, na qual a ZeroAvia está trabalhando com a Alaska Airlines e outros parceiros — exigirão até 1 tonelada de armazenamento de LH2 a bordo para suportar um alcance de até 700 milhas náuticas, com lançamento previsto para 2027.
“Dada a gravidade da emergência climática, a rápida aceleração da tecnologia de motores limpos usando células de combustível deve ser atendida com tecnologias e infraestrutura de reabastecimento otimizadas para garantir uma adoção rápida. Esse projeto de reabastecimento móvel de LH2 é, portanto, de importância essencial para a ZeroAvia, para o setor da aviação em geral e para todos que trabalham para tornar limpo o transporte de cargas pesadas”, comentou o fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov.