A Ryanair anunciou que comprou 1.250.000 de litros de combustível sustentável de aviação (SAF) da Shell, um volume suficiente para abastecer mais de 200 voos entre Stansted, no Reino Unido, e Madrid. O combustível será fornecido à companhia aérea em sua base no aeroporto de Stansted.
Essa compra vem no seguimento do acordo celebrado entre as empresas em 2022, proporcionando à Ryanair um acesso único a até 450 milhões de litros de SAF à Shell entre 2025 e 2030.
“A Ryanair continua a liderar o caminho da aviação sustentável. Como demonstrado em Stansted, ao utilizar SAF, as mais recentes tecnologias de motores e equipamento elétrico de assistência em terra, estamos fazendo investimentos significativos para descarbonizar as nossas operações e atingir os nossos compromissos de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e reduzir em 25% as emissões de CO2 por passageiro/km até 2031”, comentou o diretor de Sustentabilidade e Finanças da Ryanair, Thomas Fowler.
“A Shell está muito satisfeita por ter começado a fornecer combustível sustentável de aviação à Ryanair no Aeroporto de Stansted, ajudando um cliente valioso a reduzir as emissões nos voos a partir de um centro de transportes crucial no Reino Unido”, complementou a diretora geral da Shell para a Aviação na Europa e África do Sul, Ashleigh McDougall.
Além do SAF, a Ryanair vem investindo na modernização da frota, com a compra de 300 aviões Boeing 737 MAX, e está liderando estudos com o Trinity College Dublin dentro do Centro de Pesquisa de Aviação Sustentável da Ryanair, para buscar medidas para descarbonizar suas operações.