St1 e SCA iniciam produção de SAF na Suécia

Empresas investiram 350 milhões de euros em refinaria de combustível sustentável de aviação e outros combustíveis em Gotemburgo

A biorrefinaria da St1 em Gotemburgo, na Suécia, iniciou a produção de combustíveis sustentáveis, incluindo combustível sustentável de aviação (SAF). A iniciativa faz parte de uma joint venture entre a St1 e a SCA e o investimento na unidade foi de 350 milhões de euros.

A planta tem capacidade para produzir 250 milhões de litros de combustível, somando SAF, biodiesel, bionafta e bioGLP. A rota tecnológica usada é a HEFA (ésteres hidroprocessados e ácidos graxos), com óleo de cozinha usado, gorduras animais e resíduos de papel e celulose como matérias-primas para a produção.

A estimativa da St1 e da SCA é de que os combustíveis produzidos na biorrefinaria levarão a uma redução anual nas emissões de tráfego rodoviário e aéreo de aproximadamente 500.000 toneladas de CO2, em comparação com seu equivalente em combustível fóssil. Toda a produção na planta de Gotemburgo está certificada de acordo com as diretrizes da ISCC (International Sustainability & Carbon Certification)

“A biorrefinaria de Gotemburgo representa o maior investimento individual na história da St1 e um marco significativo em nosso roteiro de transição energética. Ela ressalta a escala e a amplitude de nossa ambição de impulsionar a transição energética”, disse o CEO da St1 Nordic Oy, Henrikki Talvitie.

“Este é um passo histórico para o negócio de energia renovável da SCA e a parceria com a St1 nos dá a oportunidade de criar valor adicional e um maior benefício climático. Ao refinar nosso óleo, que é um subproduto da fábrica de celulose da empresa, podemos nos tornar ainda mais eficientes em termos de recursos e contribuir para tornar a sociedade mais capaz de fazer a transição do setor de transportes em geral”, complementou o presidente da SCA Renewable Energy, Mikael Källgren.

Voo LimpoCombustíveisSt1 e SCA iniciam produção de SAF na Suécia

Tópicos

Leia também