A Sustainable Aviation Buyers Alliance (SABA) anunciou diversos acordos para a compra de certificados de combustível sustentável de aviação (SAF) para acelerar o investimento, produção e fornecimento desse produto em escala global.
As parcerias com duração de cinco anos somam cerca de US$ 200 milhões para a compra de certificados equivalentes a 189 milhões de litros de SAF. Esse volume tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 em 500.000 toneladas, que equivalem às emissões de 3.000 voos entre Nova York e Londres.
As seguintes empresas assinaram o acordo com a SABA:
- AstraZeneca
- Autodesk
- Bain & Company
- BCG
- Deloitte
- JPMorgan Chase
- Live Nation
- McKinsey & Company
- Meta
- Morgan Stanley
- Netflix
- Novo Nordisk
- Samsung Biologics
- Watershed
- Workday
A compra de certificados SAF (SAFc) permite que os viajantes corporativos invistam em SAF e obtenham os benefícios ambientais, mesmo que o combustível não entre diretamente nos aviões em que voam. O investimento dos viajantes permite que eles façam uma declaração de redução de emissões de gases de efeito estufa em suas divulgações climáticas, enquanto o SAF físico flui para um operador de aeronaves.
Por meio dessa transação, a SABA está promovendo novos modelos de compra e venda de SAF, com os membros da SABA trabalhando com companhias aéreas parceiras, como Alaska Air, JetBlue e Southwest; garantindo certificados por meio do fornecedor de soluções SkyNRG; e comprando diretamente de fornecedores de combustível, incluindo acordos significativos e plurianuais com a World Energy.
Os acordos ajudam a impulsionar a escala no mercado de SAF. A certeza de longo prazo sobre a demanda ajuda os produtores de combustível a garantir o financiamento para futuras expansões de unidades de produção.