Gol conclui 1ª operação de SAF no sistema de Book & Claim

Companhia aérea brasileira vai reivindicar os benefícios ambientais do combustível sustentável de aviação que será distribuído pela SkyNRG na Europa

A Gol Linhas Aéreas informou que concluiu a primeira transação sob o mecanismo de Book & Claim para utilizar os benefícios ambientais do combustível sustentável de aviação (SAF) sem o uso do produto físico. Esse movimento piloto faz parte do Project Runway da SkyNRG e envolveu também a Vibra, que fornecerá o combustível fóssil no Brasil para a companhia aérea.

As 50 toneladas do projeto piloto representam 180 toneladas de emissões de CO2 evitadas, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil em todo o ciclo de vida. O SAF físico da operação foi produzido por meio da rota tecnológica HEFA (ácidos graxos e ésteres hidroprocessados) a partir de óleo de cozinha usado. Esse SAF físico será fornecido pela SkyNRG em aeroportos da Europa.

>> O que é o Book & Claim

O sistema de Book & Claim permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem a necessidade de uma conexão física entre eles. O produtor lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível. Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado.

“É um novo e importante passo em prol da sustentabilidade e que manterá a GOL no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina, assim como aconteceu com a possibilidade da compensação de carbono pelos clientes e com o lançamento das duas primeiras rotas 100% carbono neutro do país, apresentadas pela empresa em 2021”, disse o diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL, Eduardo Calderon.

Voo LimpoCombustíveisGol conclui 1ª operação de SAF no sistema de Book & Claim

Tópicos

Leia também