LanzaJet recebe investimento da Airbus para produção de SAF

LanzaJet iniciou neste ano a produção de combustível sustentável de aviação a partir do etanol na refinaria de Freedom Pines Fuels, nos Estados Unidos

A Airbus anunciou que se tornou um dos investidores da LanzaJet, empresa americana que inaugurou em janeiro de 2024 a primeira planta do mundo de combustível sustentável de aviação (SAF) a partir do etanol. O investimento ajudará a consolidar a rota tecnológica Alcohol-to-Jet (ATJ) e aumentar a capacidade de produção na unidade de Freedom Pines Fuels, localizada em Soperton, no estado da Georgia.

A tecnologia da LanzaJet usa etanol de baixo carbono para criar SAF que reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 70% em comparação com os combustíveis fósseis em uma base de ciclo de vida e pode diminuir ainda mais as emissões com um conjunto de tecnologias de redução de carbono. O SAF produzido por meio da tecnologia ATJ da LanzaJet é um combustível drop-in aprovado, compatível com os motores de aeronaves existentes e a infraestrutura associada.

“Os combustíveis sustentáveis de aviação são uma das mais importantes alavancas disponíveis para descarbonizar a aviação, mas sua produção ainda é limitada. Nossa parceria com a LanzaJet demonstra o compromisso da Airbus em trabalhar com os principais fornecedores de tecnologia de energia para explorar caminhos de produção inovadores e escalar o SAF”, disse a diretora de Sustentabilidade da Airbus, Julie Kitcher.

“A LanzaJet desenvolveu intencionalmente um portfólio diversificado de investidores estratégicos, composto por empresas líderes globais, para garantir que tenhamos o ecossistema para expandir o setor de SAF”, complementou o CEO da LanzaJet, Jimmy Samartzis. “Esse importante investimento da Airbus apoia o crescimento da nossa empresa, permitindo que a LanzaJet amplie a produção e a implantação do SAF para continuar trabalhando para atingir as metas de descarbonização da aviação e desenvolver um setor mais sustentável.”

A LanzaJet tem empresas do ramo da aviação entre seus investidores, como a All Nippon Airways, Southwest Airlines, British Airlines e Groupe ADP. O rol de parceiros ainda conta com Microsoft, Shell, Mitsui, entre outras.

No início de julho, a LanzaJet anunciou em parceria com a LanzaTech o lançamento do programa CirculAir, uma linha de negócios para produzir SAF a partir do processo de Fischer-Tropsch, usando resíduos urbanos e agrícolas, emissões de carbono de processos industriais e de refino, dióxido de carbono (CO2) por meio da captura direta do ar e energia renovável como matérias-primas.

Voo LimpoCombustíveisLanzaJet recebe investimento da Airbus para produção de SAF

Tópicos

Leia também