Zurich Airport Brasil recebe prêmio por projeto de gestão hídrica

Concessionária dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé foi reconhecida pelo Aqua Project em premiação do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC)

A Zurich Airport Brasil recebeu uma menção especial, na categoria Economia Circular, no Green Airport Recognition, premiação do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) para as melhores práticas ambientais em aeroportos, em reconhecimento pelas ações de gestão hídrica nos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé.

O Aqua Project possui três pilares principais: reuso, redução e monitoramento dos recursos hídricos. Entre as iniciativas para reaproveitamento de água estão a osmose reversa e de captação de água da chuva. Essas ações possibilitam, por exemplo, que 45% da água utilizada nos banheiros e na climatização no aeroporto de Florianópolis, seja de reuso.

Em Vitória, a água mantida em baixas temperaturas em um tanque de termoacumulação chega aos dutos do ar-condicionado pronta para ser utilizada na refrigeração dos ambientes. Ao final de um ano, o volume de água economizado com o projeto seria suficiente para encher sete piscinas olímpicas. Além disso, para reduzir o consumo de água no dia a dia dos terminais, foram instalados dispositivos que controlam o fluxo em mictórios e o tempo que as torneiras permanecem ligadas. 

Todas as ações do Aqua Project são monitoradas pelo time de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil, que conta com um painel para análise de dados e Sistema de Gestão Predial (BMS), possibilitando uma gestão eficiente a partir do maior controle das informações.

“Esse reconhecimento reforça a característica inovadora de nossas ações de sustentabilidade que se destacaram em meio a tantos outros projetos comprometidos com o meio ambiente. O Aqua Project é mais um exemplo de como colocamos em prática em nossos aeroportos um dos valores da Zurich Airport Brasil, a Sustentabilidade”, afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.

Voo LimpoOperaçãoZurich Airport Brasil recebe prêmio por projeto de gestão hídrica

Tópicos

Leia também