Rolls-Royce conclui testes com 100% SAF em todos os seus motores

Empresa afirmou que motores atualmente em produção podem funcionar normalmente quando usado apenas combustível sustentável de aviação

A Rolls-Royce concluiu os testes de compatibilidade para uso de 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em todos os seus motores destinados para aviões que estão atualmente em produção. Com isso, a empresa confirma que seus motores não têm barreiras que impeçam a adoção em escala de SAF.

Um teste de solo em um motor de jato executivo BR710 nas instalações da empresa no Canadá completou o regime de testes. Os outros motores testados como parte do programa foram: Trent 700, Trent 800, Trent 900, Trent 1000, Trent XWB-84, Trent XWB-97, Trent 7000, BR725, Pearl 700, Pearl 15 e Pearl 10X.

Os testes envolveram uma variedade de testes de solo e de voo para replicar as condições em serviço. Todos os testes confirmaram que o uso de 100% SAF não afeta o desempenho do motor.

Além disso, Rolls-Royce já garantiu que seu demonstrador de motor UltraFan de nova geração tenha a mesma capacidade. Sua primeira execução, no início deste ano, foi 100% SAF.

A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) estima que as emissões líquidas de CO2 do ciclo de vida de SAF não misturado são até 80% inferiores às do combustível fóssil. 

Hoje, o órgão internacional de padronização para combustível de aviação, ASTM International, permite que até um máximo de 50% de SAF seja misturado com 50% de combustível de aviação convencional. Todos os motores aeronáuticos civis em produção da Rolls-Royce já estão certificados para operar com uma mistura de 50% SAF.

“Este é um marco importante, não apenas para a Rolls-Royce, mas também para a indústria aeroespacial civil em geral. Esperamos que o sucesso desses testes proporcione um nível de validação técnica que apoie aqueles que buscam investir na produção de 100% SAF daqui para frente”, comentou o diretor do Grupo de Engenharia, Tecnologia e Segurança da Rolls-Royce plc, Simon Burr.

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