O aeroporto de Heathrow, em Londres, no Reino Unido, disponibilizará 155 mil toneladas de SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, para as companhias aéreas abastecerem seus aviões em 2024. Isso representa um incentivo de 71 milhões de libras (cerca de US$ 89,5 milhões).
A expectativa da administração do terminal londrina é que essa quantidade de SAF signifique 2,5% de todo o combustível utilizado no aeroporto, sendo que a meta é atingir 11% de combustível sustentável até 2030, com o aumento de incentivo ano após ano. O uso de SAF é um dos caminhos adotados por Heathrow para zerar as emissões de carbono até 2050.
Em 2024, o incentivo às companhias aéreas visa uma redução de até 341.755 toneladas de emissões equivalentes de carbono provenientes dos voos. Isso equivale a mais de 568 mil passageiros em viagens de ida e volta de Heathrow a Nova York, nos Estados Unidos.
“Os combustíveis de aviação sustentáveis são uma realidade comprovada, eles já alimentaram centenas de milhares de voos e em breve mostraremos que podemos voar no Atlântico sem combustíveis fósseis. O primeiro esquema de incentivos desse tipo em Heathrow viu o uso de SAF no aeroporto aumentar nos últimos anos”, comentou o diretor de carbono de Heathrow, Matt Gorman.