A Boeing, a Nasa e a United Airlines realizarão testes em voos para avaliar como o SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, pode afetar os rastros de condensação das aeronaves e as emissões não relacionadas ao carbono, e como ele pode reduzir o impacto climático do ciclo de vida do combustível.
Para esses testes, a Boeing usará o segundo ecoDemonstrator Explorer, um Boeing 737-10 de propriedade da United. Ele voará com 100% de SAF e combustível fóssil convencional em tanques separados, alternando os combustíveis durante os voos.
As emissões produzidas por cada tipo de combustível e as partículas de gelo das trilhas de condensação serão medidas pelo avião DC-8 Airborne Science Lab da Nasa, que voará atrás do ecoDemonstrator. Além disso, satélites da Nasa captaram imagens da formação de rastros.
De acordo com as empresas envolvidas, o objetivo é entender como os combustíveis sustentáveis de aviação, os projetos de combustão do motor e outras tecnologias podem reduzir o aquecimento atmosférico e combater, assim, a crise climática.
Os pesquisadores avaliarão, por exemplo, como o SAF afeta as características dos rastros de condensação persistentes produzidos quando as aeronaves voam no ar frio e úmido. Embora o seu impacto total ainda não seja compreendido, algumas pesquisas sugerem que certos rastros podem reter calor na atmosfera.
“Já resolvemos problemas difíceis antes e, se continuarmos tomando ações significativas, acredito que alcançaremos juntos um futuro aeroespacial mais sustentável.”
Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing.
O SAF para os voos será fornecido pela World Energy a partir das suas instalações em Paramount, na Califórnia. Também estão trabalhando no projeto a Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA), a GE Aerospace e o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt, ou DLR).
O programa ecoDemonstrator da Boeing foi ampliado este ano para incluir aeronaves Explorer com foco em projetos de testes específicos de curto prazo. A Boeing e a Nasa realizaram testes de emissões do SAF em solo com uma aeronave 737-9 da Alaska Airlines em 2021 e em jatos em teste em voo com o ecoDemonstrator 777-200ER e o 787-10 em 2022. A Boeing se comprometeu a entregar aeronaves comerciais compatíveis com 100% SAF até 2030.