A Acelen Renováveis selecionou a AFRY para realizar a engenharia básica da unidade de produção de SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, que será construída anexa à refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A empresa europeia também será a responsável para a execução de serviços de consultoria para obtenção da Licença Ambiental de Alteração (LA).
A construção da unidade industrial deve começar no início do próximo ano e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. O investimento da Acelen será de R$ 12 bilhões, com expectativa para produzir 20 mil barris por dia de SAF e diesel renovável a partir da macaúba, uma planta nativa brasileira.
O escopo da atuação da AFRY abrangerá serviços de engenharia básica para a implantação de unidades auxiliares e infraestruturas anexas à biorrefinaria e a realização das interligações com as estruturas existentes na refinaria de Mataripe. Essas unidades, necessárias para a operação da nova planta, incluem a área de tanques para estocagem, tratamento de efluentes e subestações de energia, entre outras.
Antes disso, a AFRY avaliou as tecnologias disponíveis e sugeriu aquelas que melhor se aplicavam ao projeto da Acelen, incluindo o detalhamento dos aspectos econômicos e financeiros do empreendimento, as estimativas de investimentos na compra de bens e serviços (Capex) e despesas operacionais (Opex), bem como a elaboração de um cronograma detalhado do projeto até a entrada em operação da planta.
Nessa fase, foram determinados os investimentos nas unidades da planta para produção dos biocombustíveis associados às construções, aquisições de equipamentos para todos os processos de produção, desde o descarregamento da matéria-prima, pré-tratamento e unidades de produção dos biocombustíveis, interligações com a refinaria até o escoamento dos produtos finais.
“Com uma visão multidisciplinar e focada em descarbonização e sustentabilidade, vamos fornecer à Acelen Renováveis toda a consultoria necessária para que a empresa avance rumo a uma operação com baixa emissão de gases de efeito estufa”, afirmou o presidente da AFRY para Américas, Fábio Bellotti da Fonseca.
“Ao lado de parceiros importantes como a AFRY, inovamos em prol de um futuro mais verde, com ações que já fazem parte da realidade. Por meio do nosso projeto ‘fully sustainable’: econômico, social e ambientalmente responsável, vamos mostrar para o mundo toda a capacidade do Brasil na produção do combustível do futuro”, disse o COO da Acelen Renováveis, Marcelo Cordaro.