A Associação Europeia de Aviação Executiva (EBAA) e a Associação de Fabricantes de Aviação Geral (GAMA) anunciaram que, conjuntamente, estabeleceram metas para o uso de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) na aviação executiva na Europa.
As recomendações das entidades estão no relatório Sustainable Aviation Fuel Recommendations for Business Aviation Across Europe, no qual é detalhada uma abordagem escalonada para aumentar gradativamente o uso de SAF para que a aviação executiva esteja alinhada às ambições globais de descarbonização do setor aéreo.
O plano define como primeira meta o uso de 5% de SAF até 2025. Na sequência, de forma progressiva, salta para 20% até 2030, para 60% até 2040, para 80% até 2045, chegando a 100% em 2050, ano no qual o setor aéreo pretende zerar as emissões líquidas de carbono, como acordo entre nações na Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
As recomendações reconhecem que o fornecimento de SAF ainda é limitado em algumas regiões da Europa, por isso a EBAA e a GAMA defendem a implementação de Book and Claim. Esse mecanismo permite que operadores comprem créditos de SAF, reivindicando os benefícios mesmo quando o combustível for usado por uma outra aeronave em um local diferente.
“Não estamos apenas cumprindo os requisitos regulamentares. Estamos estabelecendo padrões mais elevados para nós mesmos e liderando pelo exemplo. É fundamental que apoiemos o desenvolvimento e a distribuição de SAF, e o sistema Book & Claim é uma ferramenta crucial que permite a aceleração da adoção de combustíveis sustentáveis”, disse o secretário geral da EBAA, Holger Krahmer.
“Como a SAF desempenha um papel fundamental na descarbonização da aviação executiva, é vital que trabalhemos com as autoridades e os legisladores para incentivar e fortalecer os esforços para desenvolver, implantar e aumentar o uso geral da SAF. Essa iniciativa demonstra ainda mais o compromisso do setor em atingir nossas metas de sustentabilidade”, complementou o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce.