Grupo da British Airways e Iberia compra 984 milhões de litros de SAF

International Airlines Group firmou contrato de 14 anos com a Twelve para o fornecimento de combustível sustentável de aviação

O International Airlines Group (IAG) firmou um contrato com a Twelve para a compra de 984 milhões de litros de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) para o uso nas cinco companhias aéreas do grupo: British Airways, Iberia, Aer Lingus, Vueling e Level. O acordo tem duração de 14 anos.

A Twelve, com sede na Califórnia, EUA, usa a tecnologia Power-to-Liquid para produzir o SAF, que não usa compostos orgânicos como matéria-prima, e sim a captação direta de dióxido de carbono (CO2), hidrogênio de fontes renováveis e água. De acordo com a empresa, a redução das emissões dos gases do efeito estufa nesse processo chega a 90% em seu ciclo de vida na comparação com combustíveis fósseis.

A empresa está construindo uma planta de demonstração em Moses Lake, Washington, que fornecerá as primeiras entregas de SAF para a IAG a partir de 2025. As duas empresas iniciaram a parceria em 2020, quando a Twelve se juntou ao programa de aceleração de startups Hangar 51 da IAG para comercializar a tecnologia da Twelve.

A nova parceria com a Twelve é um passo significativo para o IAG em sua jornada rumo a 2030, quando se comprometeu, como grupo, a voar com 10% de SAF. O IAG já garantiu um terço da SAF necessária para atingir sua meta para 2030.

“Esse novo acordo contribuirá para nossa meta de SAF para 2030. Gostaríamos de ver projetos semelhantes em escala na Europa e esperamos trabalhar com governos em nossos principais mercados para criar um setor de SAF que gere empregos, crescimento econômico e um fornecimento estável de SAF”, comentou o CEO do IAG, Luis Gallego.

“Nosso combustível oferece um potencial de redução de emissões líder no setor, com os benefícios adicionais de um suprimento abundante de matéria-prima e pegadas de terra e água significativamente menores em comparação com os caminhos alternativos de SAF”, acrescentou o cofundador e CEO da Twelve, Nicholas Flanders.

Voo LimpoCombustíveisGrupo da British Airways e Iberia compra 984 milhões de litros de SAF

Tópicos

Leia também