A Usina Coruripe concluiu o processo de auditoria externa para certificação internacional do ISCC Corsia Plus, nas unidades de Iturama e Limeira do Oeste, em Minas Gerais. A certificação da International Sustainability & Carbon Certification permitirá à empresa produzir e comercializar etanol para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
A certificação ISCC é um sistema mundial que avalia a cadeia dos biocombustíveis, do cultivo da biomassa ao consumo. Essa certificação faz parte do programa Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês) que pretende reduzir as emissões dos gases do efeito estufa na aviação civil internacional até 2050.
O processo de auditoria para obtenção da certificação, realizado entre 27 de fevereiro e 7 de março, englobou uma série de critérios de ESG, como condições seguras de trabalho e responsabilidade social. O certificado da companhia deve ser emitido em até 60 dias.
“A área de produção deve demonstrar que não houve desmatamento, comparando o uso e ocupação do solo atuais, com dados de 2008 . Além disso, é necessário alcançar uma redução nas emissões de carbono comparado aos combustíveis fósseis, sendo o desmatamento zero um requisito fundamental”, explica o coordenador de Sustentabilidade da Coruripe, Allan Pedrosa.
Para o processo de certificação, a Usina Coruripe dedicou três meses à preparação interna, que incluiu treinamento com as lideranças, visando alinhar as práticas da companhia aos rigorosos padrões internacionais exigidos. “Nosso sistema de gestão, já robusto e maduro, foi fundamental para atender aos requisitos exigentes da ISCC Corsia Plus. A conclusão da auditoria atesta todo o conhecimento e esforço que a Coruripe já possuía, reafirmando que estamos no caminho certo”, destaca o presidente da empresa, Mario Lorencatto