A World Energy anunciou que foi convidada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) para apresentar um pedido de garantia de empréstimo no valor de US$ 2 bilhões para a construção de uma unidade para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em Houston, no estado do Texas.
Esse financiamento faz parte do Title 17, programa de energia limpa dos EUA que tem o objetivo de acelerar a implantação de projetos de transição energética em larga escala, com foco na redução das emissões dos gases do efeito estufa.
A instalação de Houston produzirá mais de 900 milhões de litros de SAF por ano, ajudando a aumentar a disponibilidade do combustível no mercado. Em várias instalações, a World Energy planeja produzir anualmente quase 4 bilhões de litros de SAF até 2030, como parte do SAF Grand Challenge do governo Biden, que estabelece uma meta para que os produtores americanos forneçam 11 bilhões de litros de SAF por ano até 2030.
A companhia produz o SAF pela rota tecnológica HEFA-SPK (ésteres hidroprocessados e ácidos graxos), que usa óleos ou gorduras residuais como matéria-prima, e uma redução de 80% nas emissões em seu ciclo de vida na comparação com o combustível fóssil.
“Como pioneira nos mercados de produção e descarbonização de SAF, a World Energy tem o compromisso de substituir o combustível fóssil de aviação por SAF da forma mais rápida e eficiente possível. Aplaudimos a liderança demonstrada pelo governo Biden-Harris e pelo Departamento de Energia em colaborar com o setor privado para atender a essa necessidade fundamental”, comentou o fundador e CEO da World Energy, Gene Gebolys.