A Inter Terminals Sweden, em colaboração com a companhia aérea SAS, está expandindo sua instalação de combustível de aviação no Porto de Gävle, na Suécia, convertendo tanques de armazenamento de óleo fóssil convencional em uma instalação de mistura e armazenamento de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).
A nova instalação deverá entrar em operação no segundo semestre de 2024 e ajudará a SAS a cumprir as metas de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 17% até 2030 nos voos na Escandinávia.
“Nossa demanda por SAF é significativa, mas há uma necessidade de investimentos em toda a cadeia de valor para nos permitir fazer a transição para voos mais sustentáveis. Por isso, é importante que façamos parcerias e tenhamos uma abordagem proativa para garantir uma cadeia de valor de SAF suficiente e eficiente. O uso de SAF pela SAS hoje é baixo em comparação com nossa demanda futura e precisa aumentar significativamente, já que o uso de SAF está diretamente relacionado à redução de emissões”, disse a diretora de sustentabilidade da SAS, Ann-Sofie Hörlin.
“Com a proximidade do Aeroporto Arlanda de Estocolmo e soluções logísticas bem desenvolvidas para navios e trens, a Inter Terminals está bem posicionada para contribuir com a meta do setor de aviação de ser neutro para o clima até 2050. Estamos muito satisfeitos em implementar esse projeto junto com a SAS”, afirmou o diretor administrativo da Inter Terminals Sweden, Johan Zettergren.
“Graças à iniciativa da ITS e da SAS, a capacidade de movimentação de SAF em Gävle aumentará ainda mais. Isso é muito bem recebido pelo Porto de Gävle e está totalmente alinhado com a estratégia do porto de possibilitar uma transição verde e um sistema de logística e energia sustentável”, completou o CEO do Porto de Gävle, diz Fredrik Svanbom.