Ubrabio reúne empresas e especialistas para debater o SAF no Brasil

I Fórum Biodiesel e Bioquerosene será realizado em junho, em São Paulo, e dedicará parte da programação aos combustíveis sustentáveis de aviação

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) realizará o I Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação com o objetivo de reunir especialistas, empresas e tomadores de decisão para impulsionar o mercado de biocombustíveis no Brasil, incluindo o combustível sustentável de aviação (SAF). O encontro ocorrerá nos dias 5 e 6 de junho de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e faz parte da programação da Feira Nacional do Agronegócio (Fenagra).

Segundo o CEO da Ubrabio, Donizete Tokarski, o evento será uma oportunidade para que os debates sobre biocombustíveis extrapolem o campo político e avancem para a parte de conhecimento e de oportunidades de negócios. Por essa razão, o foco é apresentar tecnologias que auxiliem os tomadores de decisão a investir nesse mercado no país.

“O que estamos fazendo é proporcionar à sociedade, aos dirigentes das empresas, aos tomadores de decisão das empresas, essa leitura do que está acontecendo em inovação tecnológica, em termos dos avanços das políticas públicas, o que pode ser feito, os caminhos para a sociedade utilizar combustíveis de melhores qualidade”, diz.

Entre os palestrantes confirmados estão Gilberto Peralta (Airbus), Otávio Cavalett (Boeing), Amanda Gondim (RBQAV), Marcelo Lyra (Acelen), todos totalmente ligados ao desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). Na programação há ainda representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Embrapa, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de empresas do setor de biocombustíveis no Brasil.

“É uma oportunidade única do ponto de vista empresarial. O que queremos é que os investidores e tomadores de decisão possam ter um olhar mais amplo sobre esse mercado”, pontua Tokarski. “Queremos que eles, a partir dos debates, avaliem como melhorar a tecnologia de produção e a eficiência energética, como captar recursos usando linhas de créditos. Dessa forma esperamos impulsionar o mercado”, completa.

O I Fórum Biodiesel e Bioquerosene tem na programação os seguintes temas para debate:

  • Novas Oportunidades Tecnológicas na Produção de Biocombustíveis
  • Controle de Qualidade e Boas Práticas no Setor de Combustíveis
  • O Potencial Energético das Fontes Residuais na Geração de Frio e Calor
  • Uso do B100 em Veículos e Equipamentos
  • Inovação em Matérias-Primas na Produção dos Biocombustíveis
  • Soluções Enzimáticas para produção de biodiesel e tratamento de matérias primas para SAF-HVO
  • Inovação Tecnológica no Atendimento ao Selo Biocombustível Social
  • Tecnologia na Produção de Bioquerosene
  • Precificação dos Investimentos, Biocombustíveis e Coprodutos
  • Uso de Biodiesel no Transporte Marítimo e Navegação Interior
  • Fomento à Inovação no Setor dos Biocombustíveis

As inscrições para o evento podem ser feitas no site da Ubrabio, clicando aqui.

Voo LimpoCombustíveisUbrabio reúne empresas e especialistas para debater o SAF no Brasil

Tópicos

Leia também