A Virgin Atlantic compartilhou os principais resultados do Flight100, o primeiro voo transatlântico com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF),que ligou Londres a Nova York em 28 de novembro de 2023. O Boeing 787, com motores Rolls-Royce Trent 1000, foi o escalado para a missão.
De acordo com a companhia e os parceiros no projeto, houve uma redução de 64% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na comparação com um voo padrão entre as cidades abastecido com combustível tradicional de origem fóssil. Ainda houve uma redução de 40% nas emissões de partículas que não sejam de CO2, reduzindo possivelmente a formação de rastros.
Pelos dados, o voo apresentou uma melhoria na eficiência geral de queima de combustível, produzindo 1% a mais de energia quando comparado com a mesma massa de combustível fóssil.
O voo foi realizado após mais de um ano de colaboração radical de um consórcio liderado pela Virgin Atlantic, incluindo Boeing, Rolls-Royce, Imperial College London, Universidade de Sheffield, ICF e Rocky Mountain Institute. O projeto foi parcialmente financiado pelo Departamento de Transportes e aprovado pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) e por outros órgãos reguladores, incluindo a Autoridade Federal de Aviação dos EUA (FAA).
“Estamos prontos para voar com 100% de SAF, mas é necessário um aumento de produção de cerca de 100 vezes em relação ao que temos hoje para atingir 10% de SAF até 2030. Agora, precisamos ver uma ação urgente do governo, das grandes empresas petrolíferas e do capital privado para investir na capacidade de produção necessária para criar um próspero setor de SAF no Reino Unido. Já provamos que, se for produzido SAF suficiente, nós o pilotaremos”, disse o CEO da Virgin Atlantic, Shai Weiss.