A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou a criação de um mecanismo para acelerar o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), por meio da contabilização e registro das reduções de emissões do SAF.
O SAF Registry deverá ser lançado no primeiro trimestre e está sendo apoiado por 17 companhias aéreas, seis autoridades aeronáuticas nacionais, três fabricantes de aviões e um produtor de combustível. Entre esses atores estão a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Latam Airlines.
De acordo com a Iata, esse mecanismo poderá ajudar a criar um mercado global de SAF, permitindo o acesso ao SAF pelas companhias aéreas, independentemente de onde seja produzido, dando aos produtores de combustíveis a garantia de que o produto chegará aos usuários.
Dentro do SAF Registry há cinco pontos principais: amplo escopo geográfico, ampla aplicação e neutralidade, conformidade regulatória, governança e eficiência de custos. São esses aspectos que os parceiros do programa trabalharão para conseguir aumentar a disponibilidade do SAF.
“O SAF é fundamental para a descarbonização da aviação. As companhias aéreas querem mais SAF e estão prontas para usar cada gota dele. O SAF Registry ajudará a atender às necessidades críticas de todas as partes interessadas como parte do esforço global para aumentar a produção de SAF. Os governos precisam de um sistema confiável para rastrear a qualidade e as quantidades de SAF usadas. Os produtores de SAF precisam contabilizar com precisão o que foi entregue e efetivamente descarbonizado. Os clientes corporativos devem ser capazes de contabilizar de forma transparente suas emissões de Escopo 3. E as companhias aéreas devem ter certeza de que podem reivindicar os benefícios ambientais do SAF que compraram. O SAF Registry atenderá a todas essas necessidades”, disse o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
Hoje o SAF tem uma participação discreta no uso de combustíveis para aviação em todo o mundo. Segundo a Iata, a produção de SAF deve ser triplicada, chegando a 1,9 bilhão de litros de SAF, o equivalente a 0,53% da demanda do setor.