A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, receberá entre os dias 17 e 19 de junho o 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV). O objetivo do evento é reunir os principais atores envolvidos na pesquisa, produção e uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) por meio de mesas-redondas, cursos, apresentações de trabalhos técnico-científicos e visitas técnicas.
O congresso vem contribuindo para o desenvolvimento desse setor no Brasil ao estimular o crescimento e a inovação tecnológica, buscando impulsionar a indústria nacional de SAF. O evento, entretanto, não se limita ao contexto brasileiro, e discute também o setor internacional, com compartilhamento de experiências e conhecimentos de diferentes países.
Na programação estão previstas 11 mesas-redondas com palestrantes de diversos segmentos dos setores público e privado, com debates sobre o mercado de SAF, financiamento e incentivos, biomassas, rotas tecnológicas, certificação de combustíveis, regulação, tecnologias de e-fuels e hidrogênio verde, precificação, entre outros.
Entre os palestrantes, estão representantes da Airbus, Embraer, Azul, Gol, Latam, Honeywell, Aurum, RSB, Petrobras, Embrapa, Axens, GIZ, CIBiogás, Geo, ISI-ER, S&P Global, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério de Minas e Energia (MME), Finep, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outros.
Uma visita técnica à planta piloto do CIBiogás, dentro da área da usina de Itaipu, está na programação para os participantes. A planta, que será inaugurada oficialmente durante o evento, vai produzir bio-syncrude a partir de biogás. Além disso, será ministrado um curso sobre Avaliação de Ciclo de Vida de Combustíveis Sustentáveis de Aviação.
De acordo com a coordenadora da RBQAV, Amanda Gondim, o congresso terá mais de 40 palestrantes e 300 participantes, entre empresas, academia e governo. E o evento ocorre em um momento importante para o setor, já que o PL do Combustível do Futuro está próximo de ser votado no Senado – ele já foi aprovado na Câmara dos Deputados em março deste ano – e deverá ser um mecanismo importante para impulsionar o SAF no país.
“A expectativa para o evento é bastante positiva, especialmente considerando o contexto atual do setor de biocombustíveis no Brasil e o Projeto de Lei do Combustível do Futuro”, adianta Amanda. “O Combustível do Futuro é um importante marco regulatório para incentivar empresários a investirem no setor”, prossegue.
“A garantia da sustentabilidade é um ponto crucial para SAF, portanto é um ponto para avançarmos com certificações de matérias-primas garantem a sustentabilidade e a competitividade dos biocombustíveis no mercado global, aumentando a confiança dos investidores e consumidores”, complementa.
O 3º Congresso RBQAV é realizado pela Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), CIBiogás e Metallum. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.
Veja abaixo a programação completa das mesas redondas:
18/6 – Terça-feira
8h15 – O Futuro dos Combustíveis de Aviação Sustentáveis: Caminhos para a Descarbonização da Aviação Civil Internacional
Amanda Gondim (UFRN), Rogério Benevides (Anac) e Renato Rabelo (Abear)
9h15 – Perspectivas e Desafios do Mercado de Combustíveis de Aviação Sustentáveis
André Defaveri (Honeywell), Gilberto Peralta (Airbus), José Mauro (Aurum), José Ricardo (MDIC) e Diego Ferrés (Ubrabio)
11h – Apoio ao Desenvolvimento de Combustíveis Sustentáveis de Aviação: Financiamento e Iniciativas e mecanismos de incentivos
Gustavo Ramos (MCTI), José Carlos Tigre (ANP), Bruno Camargo (Finep) e Rafael Menezes (MCTI)
14h – Agricultura Sustentável e Biocombustíveis de Aviação: Explorando o Potencial da Produção de Biomassa para SAF
Nataly Albuquerque (UFPB), Bruno Laviola (Embrapa), Priscila Costa (Crown Iron Works) e Julio Minelli (Aprobio)
15h – Caminhos para o Net Zero em 2050: Certificação e Book Claim para SAF no Brasil
André Tachard (Embraer), Lais Thomaz (UFG), Carolina Grassi (RSB) e Eduardo Calderon (Gol Linhas Aéreas)
16h30 – Produção de SAF: Rotas Tecnológicas Qualidade e Certificação
Osório Coelho (MCTI), Giovanni Fiori Tini (GEO), Donato Aranda (UFRJ) e Rodrigo Freitas (Innospec), Fabricio Campos (UFJF)
19/6 – Quarta-feira
8h15 – Inovação na Produção de SAF: Rotas Tecnológicas e Aplicações Industriais
Carlos Alberto Martinez (UFRN), Rodrigo Teixeira (Axens), Hélio Assis (ISI-Biomassa), Eduardo Souto (CNPEM) e Livia Nunes (UFRN)
9h30 – Desafios dos Combustíveis Marítimos: Evolução, Especificações e produção associada a do SAF
João Moneratt (UFRJ), Comandante Mathuiy (Marinha do Brasil), Antonio Prada (Petrobras) e Amanda Gondim (UFRN)
11h – Inovações na Produção de SAF: E-fuels e Hidrogênio Verde
Marcos Oliveira (GIZ), Christian Gonçalves Alonso (UFG), Christian Coronado (Unifei), Alessandra Freddo (CIBiogás) e Fabiola Carvalho (ISI-ER)
14h – Precificação de SAF e Diesel Renovável: Desafios e Oportunidades para o Setor Aéreo Brasileiro
Diogo Youssef (Azul Linhas Aéreas), Priscila Pinheiro (S&P Global), Ligia Sato (Latam) e Filipe Alvarez (Azul Linhas Aéreas)
15h15 – Construção de Políticas Públicas para SAF: Regulação e Perspectivas Nacionais
Amanda Gondim (UFRN), Marlon Arraes (MME) Daniel Maia (ANP) e Euler Lage (Casa Civil)