A LanzaTech e a LanzaJet anunciaram o lançamento de uma linha de negócios para produzir combustível sustentável de aviação (SAF) a partir do processo de Fischer-Tropsch. O programa chamado CirculAir usa resíduos urbanos, resíduos agrícolas, emissões de carbono de processos industriais e de refino, dióxido de carbono (CO2) por meio da captura direta do ar e energia renovável como matérias-primas para a produção de combustível.
O CirculAir usará a nova tecnologia de fermentação de gás da LanzaTech para converter quase todos os recursos residuais em etanol e, em seguida, executando a rota tecnológica Alcohol-to-Jet (ATJ) da LanzaJet, pegando o etanol e convertendo-o em SAF.
A LanzaJet inaugurou em janeiro deste ano a primeira refinaria do mundo de produção de SAF em escala industrial a partir do etanol, com capacidade para produzir 38 milhões de litros de combustível, incluindo diesel, por ano. A unidade de Freedom Pines Fuels está localizada em Soperton, no estado da Georgia, nos Estados Unidos.
Com o lançamento do CirculAir, a LanzaJet espera aumentar a disponibilidade de matérias-primas e, assim, acelerar a produção de SAF. Hoje, a empresa depende do etanol disponível no mercado para abastecer a refinaria. A brasileira Raízen, por exemplo, é uma das fornecedoras de etanol da LanzaJet.
“O CirculAir traz ao mercado um caminho revolucionário e integrado para converter os estoques de carbono e resíduos em toda a nossa sociedade global, bem como a capacidade de utilizar a fonte de energia renovável emergente e o CO2 por meio da captura direta de ar como uma abordagem econômica e comercialmente viável para criar SAF”, disse o CEO da LanzaJet, Jimmy Samartzis.
Atualmente, a LanzaJet e a LanzaTech mantêm projetos conjuntos em várias partes do mundo, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.
“Mais de 100 bilhões de galões de combustível de aviação derivado de combustível fóssil são consumidos a cada ano. Com nossa tecnologia conjunta, podemos transformar isso em 100 bilhões de galões de combustível de aviação confiável e alimentado por carbono reciclado”, acrescentou a CEO da LanzaTech e presidente do Conselho da LanzaJet, Jennifer Holmgren.