A Zurich Airport Brasil firmou um contrato com Azul, Gol e Latam para fornecer energia renovável aos aviões em solo nos aeroportos de Florianópolis e Vitória. O investimento do grupo suíço foi de R$ 17 milhões nesse programa.
Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves em solo funcionem apenas com a energia renovável gerada pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). A solução fornece os 400Hz de energia elétrica necessários e ainda o ar pré-condicionado (PCA) para os aviões.
Atualmente, é necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, estima-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais no aeroporto de Vitória.
Os sistemas estão sendo instalados nas dez pontes de embarque e desembarque de Florianópolis e nas seis pontes de Vitória e passarão a ser utilizados em dezembro.
“Este projeto reforça nosso compromisso genuíno com o meio ambiente. É um importante investimento da Zurich Airport Brasil para tornar a nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática”, destaca o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.
“A iniciativa do uso de energia renovável para aeronaves em solo segue uma tendência mundial e, no Brasil, esperamos que em breve outros aeroportos façam investimentos semelhantes”, diz o diretor do Centro de Controle de Operações (CCO) e Engenharia da GOL, Eduardo Calderon.
A gerente de Sustentabilidade da Latam Brasil, Lígia Sato, reconhece a necessidade de sinergia entre as empresas para a promoção de uma aviação mais sustentável. “Os esforços de parceiros como a Zurich Airport Brasil, com a utilização de energia renovável para nossas operações em solo, são muito bem-vindos e dão ainda mais impulso para alcançarmos nossas metas sustentáveis”, aponta.
Para o gerente de Engenharia de Operações de Voo e Eficiência de Combustíveis da Azul, Diogo Youssef, essa iniciativa colabora para reduzir ao máximo o consumo de querosene em solo. “Já adotamos o programa APU Zero nesses dois aeroportos e poder contar com a solução de energia renovável da Zurich Airport Brasil nesse momento de embarque/desembarque dos clientes irá ampliar nossa atuação e melhorar os nossos resultados”, explica.