Decea implementa projeto de rotas que promete reduzir emissões

Projeto Eficiência de Rotas foi desenvolvido pelo Decea em conjunto com companhias aéreas para diminuir distâncias e consumo de combustível

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deu início na última quarta-feira (4) a implementação do Projeto Eficiência de Rotas, cujo escopo inclui a reestruturação de toda rede de rotas fixas das regiões de Informação de Voo de Brasília e de Recife (FIR-BS e FIR-RE).

O projeto, que é coordenado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), faz parte do Programa SIRIUS Brasil do Decea, e tem por objetivo a redução nas distâncias voadas através da otimização das trajetórias de voo e segregação racional do espaço aéreo em função da demanda projetada para os próximos dez anos.

Ele foi desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversos órgãos e setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Na fase de planejamento, houve um trabalho mais ativo junto aos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV).

Na fase de validação, participaram mais ativamente o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e as empresas aéreas, momento em que foram utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação dos cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e emissões de CO2 na atmosfera.

O Projeto Eficiência de Rotas proporciona uma carga de trabalho mais igualitária nos centros de controle de tráfego.”

Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, chefe do Subdepartamento de Operações do Decea.

Cerca de 500 controladores de tráfego aéreo dos CINDACTA I e III foram capacitados por meio de instruções teóricas e práticas nos simuladores para as mudanças das rotas. Durante o treinamento, foram colhidas sugestões de melhorias na nova circulação aérea, que serão analisadas e implementadas, caso convenientes, na fase de pós-implementação.

Como resultado desse esforço multidisciplinar, foram modificadas 127 aerovias nas FIR Brasília e Recife e 213 procedimentos de navegação aérea de cartas de chegada (STAR) e saída (SID) em oito Áreas de Controle Terminal (TMA), o que tornou a malha aérea bem mais eficiente.

Em resultados simulados, considerando a malha aérea pré-pandemia, houve redução de aproximadamente 73 mil milhas náuticas voadas em um ano de operação, tendo como reflexo a redução aproximada na queima de aproximadamente 440 toneladas de querosene de aviação e emissões de 1.340 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

“Além de promover a gestão do tráfego aéreo mais sustentável através das rotas fixas mais diretas, o Projeto Eficiência de Rotas proporciona uma carga de trabalho mais igualitária nos centros de controle de tráfego. Os procedimentos de navegação aérea com perfis de voo mais eficientes e uma nova estrutura de espaços aéreos e de setorização são fundamentais para a implementação desse novo cenário operacional”, destaca o chefe do Subdepartamento de Operações do Decea, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Voo LimpoOperaçãoDecea implementa projeto de rotas que promete reduzir emissões

Tópicos

Leia também