A Azul e a SITA firmaram um acordo para teste de uso das soluções SITA eWAS e SITA OptiFlight, que calculam as melhores rotas e otimizam as fases de voo para economizar consumo de combustível e, assim, reduzir as emissões dos gases do efeito estufa. A companhia aérea já utiliza o SITA Mission Watch, que também faz parte desse pacote de eficiência.
De acordo com a SITA, as companhias aéreas podem reduzir o tempo que as aeronaves passam em solo devido a atrasos climáticos em até 60% usando as suas ferramentas. Uma proporção significativa, de até 75%, dos atrasos no tráfego aéreo resulta de condições climáticas adversas, custando às companhias aéreas bilhões a cada ano em despesas adicionais com combustível, custos de tripulação e gastos com manutenção.
Tanto o SITA Mission Watch quanto o SITA eWAS oferecem feeds de dados meteorológicos de diversas fontes, fornecendo previsões 4D precisas e atualizações em tempo real para alertar preventivamente sobre perigos climáticos, como tempestades, relâmpagos, turbulência de ar claro, ventos fortes, formação de gelo e até cinzas vulcânicas.
Já o SITA OptiFlight otimiza todas as fases de um voo, incluindo a decolagem, que é a fase que mais consome combustível em qualquer voo. Para a Azul, isso pode significar uma economia média anual de combustível de 5% durante a fase de subida de cada voo. Essa ferramenta usa learning machine para gerar modelos de desempenho específicos da aeronave, combinados por previsões meteorológicas 4D e entradas operacionais do plano de voo para prever cenários de consumo de combustível.
Enquanto o SITA Mission Watch é feito medida para despachantes, o SITA eWAS e o SITA OptiFlight dão suporte aos pilotos.
“Desde 2009, a SITA é a nossa provedora de serviços de DataLink. Durante esse período, a empresa provou ser uma parceira digna de confiança. A SITA investe tempo e esforço exclusivo para o nosso negócio e contribui ativamente para nossas iniciativas de sustentabilidade. Conforme continuamos a buscar maior eficiência operacional, acreditamos que não há melhor parceria para nos manter à frente das inovações tecnológicas”, ressalta o vice-presidente Operacional da Azul, Daniel Tkacz.
“Ao implementar o SITA OptiFlight, o SITA eWAS e o SITA Mission Watch, a Azul está, sem dúvida, aprimorando sua frota para ser ainda mais eficiente e estabelecer um novo padrão para a indústria na América Latina e outras localidades”, completa o CEO da SITA para Aeronaves, Yann Cabaret.