O Grupo Latam informou que eliminou 96% dos plásticos de uso único em todas as suas operações, o equivalente a 1.700 toneladas do material. Os 4% restantes, segundo a empresa, não puderam ser substituídos ou eliminados devido a motivos legais, de segurança, saúde ou operacionais, ou mesmo porque não havia opções de substituição disponíveis no mercado.
Para atingir essa marca ao fim de 2023, o Grupo Latam realizou ações dentro das aeronaves, nos aeroportos e nos escritórios e áreas operacionais. Nas cabines Premium Business, a companhia passou a utilizar sacolas reutilizáveis e distribuir kits de amenidades sem plásticos e feitos com matéria-prima local. Na Economy, foram implementados utensílios de alimentação reutilizáveis e introduzidas tiras de papel para contenção de itens de descanso — este último nas afiliadas da Colômbia, Chile, Peru e Equador.
Nos aeroportos, a Latam implementou novas etiquetas feitas de papel e no Brasil o grupo trocou os kits de lanches para contingências em terra por modelos 100% feitos de papel e papelão. Já nos escritórios e áreas operacionais, começaram a ser usados copos, sacolas e sacos feitos de papel.
“Foi um processo de aproximadamente três anos, que envolveu áreas transversalmente diferentes, desde o design da experiência de viagem até as linhas operacionais, substituindo os plásticos descartáveis por materiais rotativos, de base biológica e/ou biodegradáveis. Sabemos que ainda há muito espaço para melhorias e continuaremos a trabalhar arduamente nisso este ano”, afirmou a gerente de Sustentabilidade do Grupo Latam, Johanna Cabrera.
De acordo com o Grupo Latam, essas mudanças fazem parte da estratégia de se tornar uma companhia zero resíduo para aterros sanitários até 2027 e carbono neutro até 2050.