A VoltAero apresentou durante a Dubai Airshow 2023 um carregador móvel universal para a família Cassio de aviões híbrido-elétricos e para outras aeronaves elétricas, incluindo eVTOLs, os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.
Esta unidade de carregamento faz parte da estratégia da VoltAero para criar a infraestrutura para sua família de aviões Cassio, que começa com o Cassio 330, com capacidade para cinco lugares.
Capaz de fornecer energia para recarregar o Cassio 330 em aproximadamente 30 minutos, o carregador utiliza uma combinação de supercapacitores e baterias para uma potência de 100 kw. Como parte da “inteligência” da unidade, ela pode ser programada para implantação autônoma em um local designado em um aeroporto ou zona de pouso para recarga de aeronaves.
“Este último desenvolvimento ressalta como a VoltAero e seus parceiros já estão dando passos além do nosso desenvolvimento da revolucionária família Cassio para desenvolver uma infraestrutura otimizada que apoiará o setor de aeronaves eletrônicas”, disse o CEO e diretor de Tecnologia da VoltAero, Jean Botti.
A família Cassio da VoltAero será uma linha de produtos de aeronaves destinadas a operadores comerciais regionais, empresas de táxi aéreo, fretamento, proprietários privados, bem como em serviços de categoria de utilidade para aplicações de carga, entrega postal e evacuação médica (Medevac).
O conceito de propulsão VoltAero utiliza um motor elétrico na unidade de propulsão híbrida montada na fuselagem traseira para energia totalmente elétrica durante o táxi, decolagem, voo primário — se a distância percorrida for inferior a 150 quilômetros — e pouso. . O recurso híbrido, com motor de combustão interna, entra em ação como extensor de alcance, recarregando as baterias durante o voo. Além disso, este elemento híbrido serve como backup em caso de problema com a propulsão elétrica.