A GE Aerospace confirmou que realizou com sucesso testes em dez motores diferentes usando 100% de SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação. Os ensaios começaram em 2016 e incluem motores fabricados nas joint-ventures com a Safran Aircraft Engines, Pratt & Whitney e Honda Aero, para aeronaves comerciais e executivas.
Na lista estão os motores LEAP-1B, GP7200, F414, GE90, GE9X, LEAP-1A, Passport, GEnx, HF120 e CFM56. Todos esses equipamentos passaram por testes em solo e no ar usando SAF diferentes matérias-primas, fornecedores e rotas tecnológicas, incluindo gorduras vegetais, óleos, etanol e resíduos de lixo.
Para ajudar a qualificar novos SAFs em seus motores, a GE Aerospace está passando dos testes do sistema do motor às avaliações em nível de componentes e subcomponentes do motor. Isto abrange a avaliação de componentes expostos e impactados por combustíveis, desde o sistema de combustível do motor até o combustor, onde o combustível é queimado.
“Esses testes demonstram que estamos liderando e preparados para apoiar nossos clientes a operar com combustível sustentável de aviação. Estamos orgulhosos de fazer o trabalho duro para entender melhor o impacto das diferentes emissões no meio ambiente e usar a ciência para orientar a tecnologia que estamos desenvolvendo para criar o futuro do voo”, disse o vice-presidente de engenharia da GE Aerospace, Mohamed Ali.