Safran e ONERA iniciam testes de motor que promete reduzir emissões

Demonstrador de fan está em campanha de ensaios em túnel de vento na França e faz parte de projeto de motor que pode ser 20% mais eficiente que os modelos atuais

A fabricante de motores aeronáuticos Safran e a agência de pesquisa aeroespacial francesa ONERA iniciaram os testes de túnel de vento do ECOENGInE, um demonstrador em escala do futuro fan que promete aumentar a eficiência dos aviões, reduzindo o consumo de combustível e a emissões de CO2.

O fan faz parte do programa CFM Rise, liderado pela CFM International — uma joint-venture entre a Safran e a GE Aerospace —, que pretende construir um motor aeronáutico 20% mais eficiente que os modelos atuais para equipar as aeronaves de próxima geração até 2035. Os testes iniciais foram realizados nas instalações da ONERA em Modane, na França, e devem se estender até 2028.

Os testes do ECOENGInE devem demonstrar o desempenho aerodinâmico e acústico do fan, simulando velocidades de ar reais no túnel de vento, validando assim o projeto das pás do fan, que desempenham papel fundamental na eficiência geral do motor. A previsão é de que sejam realizadas pelo menos 200 horas de testes nessa campanha, seguindo para ensaios com o motor montado na asa de um avião demonstrador.

O túnel S1MA da ONERA é uma instalação de teste única em termos de tamanho. São 8 metros de diâmetro, possibilitando o teste de motores isolados ou montados em uma estrutura de asa.

“Essa série de testes em túnel de vento é um marco importante em nosso roteiro de Pesquisa e Tecnologia, que visa desenvolver os blocos de construção tecnológicos para a próxima geração de motores a jato comerciais”, disse o vice-presidente de Engenharia e Pesquisa e Desenvolvimento da Safran Aircraft Engines, Pierre Cottenceau. “Com o programa RISE, a Safran Aircraft Engines está contribuindo com sua experiência de longa data para o desenvolvimento do módulo do fan, a fim de demonstrar os benefícios de uma arquitetura de motor no solo e em voo até meados da década.”

“A parceria que estabelecemos com a Safran reflete nosso esforço comum para apoiar o desenvolvimento de aeronaves mais limpas e mais ecológicas. A ONERA tem orgulho de disponibilizar nossas instalações excepcionais, financiadas pelo governo francês, e nossos engenheiros e técnicos de renome mundial”, complementou a diretora de Túneis de Vento da ONERA, Marie-José Martinez.

Voo LimpoTecnologiaSafran e ONERA iniciam testes de motor que promete reduzir emissões

Tópicos

Leia também