A Rolls-Royce iniciou a campanha de testes de voo de seu mais recente motor aeronáutico para o mercado de aviação executiva, o Pearl 10X, escolhido pela fabricante francesa Dassault para equipar o novo Falcon 10X. O motor de nova geração promete ser 5% mais eficiente que os modelos atuais no consumo de combustível, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa.
O Pearl 10X foi desenvolvido para ser compatível com o uso de 100% de combustível sustentável de aviação (SAF) e proporciona níveis de ruído mais baixos. Os testes serão feitos no Boeing 747 da Rolls-Royce.
Pilotos e engenheiros de teste de voo testarão o motor nos próximos meses. O programa de testes de voo incluirá verificações de desempenho e uso do motor em várias velocidades e altitudes, reacendimentos em voo, testes do sistema anticongelante da nacele e testes de vibração do fan em várias altitudes.
O Pearl 10X apresenta o núcleo do motor Advance2, o núcleo mais eficiente disponível no setor de aviação executiva, e o combina com um sistema de baixa pressão de alto desempenho, resultando em um empuxo superior de mais de 18.000 lbf. O programa já acumulou mais de 2.300 horas de testes, tanto no demonstrador Advance 2 quanto na configuração do motor Pearl 10X.
“Estamos entusiasmados por entrar nesta importante próxima fase do programa de desenvolvimento do motor com o início de nossa campanha de testes de voo. Todos os testes concluídos até o momento confirmam a confiabilidade do motor e mostram que ele atenderá aos requisitos de desempenho para equipar o carro-chefe da Dassault, o Falcon 10X”, disse o vice-presidente sênior da Rolls-Royce, Philipp Zeller.