A Ricardo e a Greenjets concluíram o desenvolvimento do InCEPTion, a primeira geração de um módulo de propulsão elétrica de demonstração totalmente operacional para uso em aeronaves com peso inferior a 5 toneladas, incluindo os eVTOLs, as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
O projeto, que se estendeu por 18 meses, envolveu engenheiros de design, especialistas em eletrificação e engenheiros de projeto, com o objetivo de fornecer uma bateria de alto desempenho, resfriada por imersão e sob medida, usando 32 módulos conectados.
Além do projeto e da construção do módulo totalmente integrado, a Ricardo foi responsável pelo sistema de gerenciamento térmico completo, incorporando aspectos de segurança aprimorados desde o estágio inicial do projeto.
O InCEPTion incorpora 20 kWh de capacidade de bateria em um formato toroidal e foi projetado para fazer parte da estrutura de um sistema de propulsão, com elementos estruturais e de resfriamento compartilhados, o que torna seu fornecimento desafiador e complexo. O módulo composto é leve, denso em termos de potência e permite o carregamento rápido. Seu design é configurado em uma orientação de 360 graus, com compósitos unidos e uma estrutura de espuma para ajudar a reduzir o peso.
A Greenjets agora planeja realizar testes em solo e em túnel de vento para dar suporte à eventual integração em um motor, com o objetivo de ser usado em aeronaves comerciais.
“Nossa experiência em engenharia no setor automotivo agora nos permite oferecer projetos inovadores e sustentáveis nos setores aeroespacial e marítimo, inclusive no projeto e desenvolvimento de futuros sistemas de propulsão sustentáveis. É um momento empolgante para estarmos envolvidos nesses tipos de projetos em apoio à futura descarbonização em toda a mobilidade”, comentou o diretor de Engenharia e Operações Globais da Ricardo, Matt Beasley.
“Com o pacote de baterias único da Ricardo integrado à nacele do nosso motor, economizamos muito em termos de eficiência e peso, além de uma integração perfeita com o restante do trem de força. Isso também melhora a segurança, afastando o peso significativo da bateria da fuselagem”, completou o CEO da Greenjets, Anmol Manohar.