A Emirates Airline e a Shell Aviation fecharam um acordo para o fornecimento de mais de 300 mil galões de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) para uso no hub internacional da companhia aérea em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A primeira entrega está prevista ainda para 2023 e marcará o primeiro fornecimento de SAF por meio do sistema de abastecimento do aeroporto.
A Emirates poderá rastrear a entrega e os dados do SAF usando a plataforma Avelia, uma das primeiras soluções para SAF baseadas em blockchain do mundo. A plataforma é mantida pela Shell Aviation e Accenture, com suporte da Energy Web e American Express Global Business Travel.
A Emirates vai usar a plataforma para adquirir SAF físico e verificar os atributos ambientais do combustível para ajudar a descarbonizar as suas emissões de Escopo 1, enquanto os atributos ambientais de Escopo 3 associados ao mesmo SAF físico serão adquiridos pela Shell Corporate Travel para ajudar a descarbonizar suas viagens de negócios.
No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com 100% de SAF na região. O primeiro voo da companhia aérea movido por SAF misturado com combustível de aviação foi realizado em 2017, que partiu de Chicago, nos Estados Unidos, operado por uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea também utilizou SAF em voos de Estocolmo e atualmente opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF misturado.
“Esperamos que esta colaboração se desenvolva ainda mais para garantir fornecimentos futuros contínuos de SAF em nosso centro, já que atualmente não há instalações de produção de SAF nos Emirados Árabes Unidos”, comentou o presidente da Emirates Airline, Tim Clark.
“Esperamos que esse acordo seja um trampolim para mais ações relacionadas a SAF em toda a indústria da aviação nos Emirados Árabes Unidos e na região, proporcionando mais um passo à frente na nossa jornada de zero emissão líquida”, complementou o vice-presidente da Shell Corporate Travel, Chu Yong-Yi.