Voo Limpo Combustíveis Honeywell e GranBio vão usar etanol para produzir SAF nos EUA

Honeywell e GranBio vão usar etanol para produzir SAF nos EUA

Produção ocorrerá a partir de 2026 em planta de demonstração da empresa brasileira usando resíduos de cana-de-açúcar como matéria-prima

Cana-de-açúcar
Cana-de-açúcar é matéria-prima em processo de SAF da GranBio. Foto: Divulgação/Unica

A Honeywell e a GranBio Technologies anunciaram que vão trabalhar em parceria para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir das tecnologias de etanol para jato (ETJ) da empresa americana e de etanol celulósico (AVAP) da companhia brasileira.

Resíduos de biomassa serão usados como matéria-prima e o produto final, segundo as empresas, será neutro em carbono. A produção ocorrerá na planta de demonstração da GranBio nos Estados Unidos.

O processo AVAP patenteado da GranBio converte biomassa, incluindo resíduos florestais e agrícolas — madeira e cana-de-açúcar —, em açúcares puros, de baixo custo e baixa intensidade de carbono, lignina e nanocelulose. Os açúcares celulósicos são convertidos em SAF por meio da tecnologia ETJ da Honeywell, e em bioquímicos, por meio de um processo separado.

Usando etanol derivado de biomassa florestal do processo AVAP, o combustível de aviação produzido a partir do processo de etanol para combustível de aviação da Honeywell pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% com base no ciclo de vida total, em comparação com o combustível de aviação baseado em petróleo.

A GranBio foi selecionada em janeiro deste ano pelo Departamento de Energia dos EUA para receber um subsídio de US$ 80 milhões para o desenvolvimento da planta de demonstração. A expectativa é que a AVAPCO, subsidiária da GranBio nos EUA, produza cerca de 2 milhões de galões de SAF por ano a partir de 2026.

Ganho de escala de SAF

De acordo com CEO da GranBio, Bernardo Gradin, a parceria com a Honeywell permitirá a garantia das metas de fornecimento de SAF para o setor aéreo e ajudará a expandir o uso de biomassa para a produção de combustível sustentável de aviação. Segundo ele, há vários tipos de resíduos florestais e agrícolas disponíveis como matérias-primas. “A tecnologia AVAP tem um grande potencial, dependendo da matéria-prima e da configuração da planta, para viabilizar SAF com pegada negativa de carbono”, explicou.

“As soluções de combustíveis renováveis ​​da Honeywell, incluindo o ETJ, incorporam projetos integrados e modulares, que permitem que produtores como a GranBio construam nova capacidade de SAF mais rapidamente do que é possível com abordagens de construção tradicionais”, apontou o vice-presidente e gerente geral da Honeywell Sustainable Technology Solutions, Barry Glickman.

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