Embraer faz testes em voo com aviões executivos abastecidos com SAF

Phenom 300E e Praetor 600 passaram por testes na sede da empresa na Flórida com mistura 100% de combustível sustentável de aviação

A Embraer anunciou que testou com sucesso os aviões executivos Phenom 300E e Praetor 600 com combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). Os testes foram realizados nas instalações da fabricante em Melbourne, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, com misturas de 100% SAF fornecidas pela World Fuel.

De acordo com a empresa, os testes tiveram a colaboração dos fornecedores de motores e sistemas de combustível Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada, Parker e Safran.

“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível”, afirmou o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano. 

Atualmente, todas as aeronaves da Embraer são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação (Jet A1), com base nas especificações ASTM International. No entanto, possíveis especificações futuras, que permitam combustíveis contendo até 100% de SAF, podem maximizar o potencial de redução de emissões por meio de fontes sustentáveis e não fósseis.

O SAF, segundo a Embraer, é fundamental para que as operações das aeronaves da empresa sejam neutras em carbono até 2040.

Voo LimpoCombustíveisEmbraer faz testes em voo com aviões executivos abastecidos com SAF

Tópicos

Leia também