Voo Limpo Combustíveis Etanol da Copersucar é certificado para produção de SAF

Etanol da Copersucar é certificado para produção de SAF

Usinas associadas Barra Grande e São José conquistaram o certificado ISCC Corsia e agora podem comercializar etanol de cana-de-açúcar para fabricar combustível sustentável de aviação

Usina de etanol
Usina de Barra Grande, localizada em Lençóis Paulista. Foto: Divulgação/Zilor

A Copersucar, empresa brasileira que atua no mercado de biocombustíveis e alimento natural, e a Evolua Etanol, joint-venture com a Vibra, foram certificadas para comercialização de etanol destinado à produção de SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação.

As usinas associadas Barra Grande e São José, ambas integrantes do grupo Zilor, conquistaram a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), que faz parte do programa Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês). O programa pretende reduzir as emissões dos gases do efeito estufa na aviação civil internacional até 2050.

O SAF, produzido a partir do etanol derivado da cana-de-açúcar, pode ser uma solução com impactos relevantes na indústria da aviação, uma vez que diminui em até 80% o volume total de emissões, quando comparado aos combustíveis fósseis convencionais.

“A certificação do etanol brasileiro reforça a importância da contribuição efetiva que o setor sucroenergético e o país podem oferecer aos compromissos de transição energética e para uma economia de baixo carbono. A oferta de fontes de energia seguras, mais limpas e renováveis é um desafio global, e temos o firme compromisso de viabilizar soluções em escala para fazer frente a este desafio”, disse o CEO da Copersucar, Tomas Manzano.

Segundo o executivo, o objetivo da companhia é certificar todas as usinas associadas e oferecer o produto em escala para o mercado.

O sistema Copersucar comercializa açúcar globalmente movimentando mais de 12 milhões de toneladas por ano com presença em mais de 110 países. Na safra 2022/23, apresentou faturamento líquido de R$ 69 bilhões.

Sair da versão mobile