A Autoridade da Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK) emitiu uma permissão especial à Virgin Atlantic para realizar um voo transatlântico com motores movidos 100% por SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação. Esse será o primeiro voo desse tipo no mundo.
A companhia aérea planeja atravessar o Oceano Atlântico a partir do aeroporto de Heathrow, em Londres, para o aeroporto JFK, em Nova York, em 28 de novembro deste ano, com um Boeing 787-9. O objetivo é testar a confiabilidade do SAF, que hoje só é permitido mundialmente com uma mistura de no máximo 50% combinado ao querosene de aviação, ou seja, combustível fóssil.
Para que esse voo possa ocorrer, a CAA-UK analisou diversos aspectos no planejamento do voo, incluindo testes em solo com o motor Trent 1000 usando apenas combustível sustentável de aviação. Esse projeto, que foi parcialmente financiado pelo Departamento de Transporte do Reino Unido — o subsídio foi de aproximadamente US$ 1,2 milhão —, contou com o apoio de outras empresas, como Boeing, Rolls-Royce, BP e outras.
Essa licença serve como um exemplo de como a indústria está sempre explorando novas tecnologias.”
Rob Bishton, chefe executivo da CAA-UK
A CAA-UK e a Virgin Atlantic também trabalharam em conjunto com autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos, Irlanda e Canadá para que o avião pudesse sobrevoar esses locais, mas também pousar nos EUA.
“Chegar a este ponto demorou mais de um ano e exigiu uma colaboração radical entre os nossos parceiros do consórcio e o governo. Estamos empenhados em utilizar 10% de SAF até 2030, mas para chegar lá precisamos que o governo apoie a criação de uma indústria de SAF no Reino Unido. Sabemos que, se conseguirmos, podemos voar”, comentou o CEO da Virgin Atlantic, Shai Weiss.
“Esta licença não só permite à Virgin Atlantic e outros demonstrarem o seu compromisso com a sustentabilidade, mas também serve como um exemplo de como a indústria está sempre explorando novas tecnologias”, complementou o chefe executivo da CAA-UK, Rob Bishton.