Voo Limpo Combustíveis Emirates voa com 100% SAF em um dos motores do Airbus A380

Emirates voa com 100% SAF em um dos motores do Airbus A380

Combustível sustentável de aviação de origem de vegetal foi fornecido pela Neste para voo de demonstração a partir do aeroporto de Dubai

Airbus A380 da Emirates Airlines com SAF
Neste forneceu SAF para a Emirates Airline. Foto: Divulgação/Emirates

A Emirates Airlines se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração com um motor do avião Airbus A380 movido com 100% SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, produzido pela Neste.

O voo ocorreu em 22 de novembro a partir do aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e contou com a cooperação da Airbus, Engine Alliance, Pratt & Whitney, Virent e Enoc.

O combustível da Neste foi o MY Sustainable Aviation Fuel, com base na rota tecnológica HEFA-SPK de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos, de origem vegetal, com componentes aromáticos para atender aos requisitos de combustível de aviação com propriedades idênticas ao querosene de aviação de origem fóssil. Esse tipo de SAF é drop-in, ou seja, sem a necessidade de alterações na aeronave ou no motor.

Além de um dos motores ter sido movido com SAF, a unidade auxiliar de energia (APU, na sigla em inglês), que fornece energia em solo ao avião, também funcionou com combustível sustentável de aviação.

“O combustível sustentável de aviação desempenha um papel crucial na redução das emissões das viagens aéreas, mas para aproveitar totalmente o seu potencial de descarbonização, precisamos permitir a utilização de 100% SAF. Voos de teste como este voo do A380 da Emirates utilizando o SAF da Neste são um passo importante para Certificação 100% SAF”, comentou o vice-presidente de gestão comercial e desenvolvimento de negócios do negócio de Aviação Renovável da Neste, Jonathan Wood.

Atualmente, as rotas tecnológicas reconhecidas pela ASTM (Sociedade Americana de Testes de Materiais) permitem a mistura de no máximo 50% de SAF com combustível convencional.

“A crescente procura global por alternativas de combustível de aviação com baixas emissões existe, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e disponibilizá-lo será fundamental nos próximos anos para ajudar a Emirates e a indústria em geral a avançar no nosso caminho para reduzir as emissões de carbono”, complementou o diretor de Operações da Emirates Airline, Adel Al Redha.

Sair da versão mobile