Voo Limpo Combustíveis ATR e NAC vão usar 30% de SAF em voos de entrega

ATR e NAC vão usar 30% de SAF em voos de entrega

Em parceria com a TotalEnergies, um a cada cinco aviões entregues a clientes da NAC serão abastecidos com combustível sustentável de aviação

ATR 72-600 da AirSwift
ATR 72-600 da AirSwift foi abastecido com SAF. Foto: Divulgação/ATR

A ATR Aircraft firmou uma parceria com a NAC, empresa de leasing de aeronaves regionais, e com a companhia de energia TotalEnergies para usar uma mistura de 30% de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em um a cada cinco voos de entrega de aviões para seus clientes.

A AirSwift é a primeira companhia aérea a se beneficiar do programa, com um novo ATR 72-600 do portfólio da NAC, que partiu de Toulouse, na França, para as Filipinas em 27 de novembro de 2023. A AirSwift usará esta aeronave para atender seu hub em El Nido, na ilha de Palawan.

O SAF para esses voos é produzido pela TotalEnergies nas suas instalações na França e feito a partir de resíduos e rejeitos como óleos alimentares usados ou gorduras animais. Como ele é desenvolvido com características idênticas ao querosene de aviação de origem fóssil, pode ser misturado sem prejuízo ao desempenho do avião.

De acordo com a ATR, o 72-600 apresenta uma redução de 45% nas emissões de CO2 na comparação com jatos regionais de tamanho semelhante. A aeronave é certificada para voar com uma mistura de 50% de SAF, mas a fabricante pretende chegar a 100% em toda a família de aviões até 2025.

Sair da versão mobile