Voo Limpo Combustíveis Acelen anuncia plano de produção de SAF a partir da macaúba

Acelen anuncia plano de produção de SAF a partir da macaúba

Empresa vai investir R$ 12 bilhões para produzir diariamente 20 mil barris de combustível sustentável de aviação e diesel renovável na refinaria de Mataripe, na Bahia

Macaúba
Macaúba é matéria-prima para produção de SAF. Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento/SP

A Acelen, empresa de energia gerida pelo Mubadala Capital, oficializou o plano de produzir diesel renovável e combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir da macaúba, uma planta nativa brasileira. O anúncio ocorreu durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 12 bilhões, com a produção a partir de 2026 na biorrefinaria que será instalada anexa à refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A expectativa é produzir 20 mil barris por dia de diesel renovável e SAF, cerca de 1 bilhão de litros ao ano.

Para viabilizar a produção, a Acelen pretende implantar ao menos cinco hubs agroindustriais com cultivo de macaúba. Ao todo, serão 200 mil hectares de áreas verdes regeneradas na Bahia e em Minas Gerais por meio de parcerias público-privadas e utilização de agricultura familiar.

De acordo com a empresa, o ciclo de vida do combustível deve reduzir em 80% as emissões de CO2 na comparação com os combustíveis fósseis. Além disso, o cultivo de alta energia deverá capturar 80 milhões de toneladas de CO2 em um período de 30 anos.

Para produzir os combustíveis, a Acelen vai usar a tecnologia Ecofining da Honeywell, um processo que transforma ativos de baixa utilização, como óleos vegetais e gordura animal, em combustíveis renováveis.

Sair da versão mobile