A Petrobras informou que pretende produzir combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.
Para iniciar a produção, a empresa adquiriu a licença da tecnologia HEFA (Ésteres hidroprocessados e ácidos graxos) da Honeywell UOP, uma das principais licenciadoras de soluções para produção de biocombustíveis. Além do SAF, será possível produzir diesel renovável (HVO).
Quando operacional, a unidade HEFA dentro da RPBC terá a capacidade para processar 2.700 m3 por dia de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino. A Petrobras não informou quando deve iniciar a operação da unidade.
“O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável. Dentro desta estratégia, esse projeto na RPBC é o primeiro visando a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis”, comentou o gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, Cesar Cunha.
A produção de SAF e diesel renovável faz parte do programa BioRefino da Petrobras, que prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para produzir combustíveis sustentáveis, incluindo a construção de duas plantas dedicadas para produção de SAF e diesel renovável.