Voo Limpo Combustíveis Petrobras vai produzir SAF a partir de óleo de soja e sebo...

Petrobras vai produzir SAF a partir de óleo de soja e sebo bovino

Empresa adquiriu licença de tecnologia HEFA para iniciar produção de combustível sustentável de aviação na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC)

Refinaria Presidente Bernardes
Produção de SAF será na Refinaria Presidente Bernardes. Foto: Divulgação/Petroras

A Petrobras informou que pretende produzir combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.

Para iniciar a produção, a empresa adquiriu a licença da tecnologia HEFA (Ésteres hidroprocessados e ácidos graxos) da Honeywell UOP, uma das principais licenciadoras de soluções para produção de biocombustíveis. Além do SAF, será possível produzir diesel renovável (HVO).

Quando operacional, a unidade HEFA dentro da RPBC terá a capacidade para processar 2.700 m3 por dia de carga com proporção de 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino. A Petrobras não informou quando deve iniciar a operação da unidade.

“O licenciamento desta tecnologia que será usada na unidade de Cubatão se soma a uma série de soluções que a Petrobras vem adotando para transformar seu parque de refino num parque industrial que concilia a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável. Dentro desta estratégia, esse projeto na RPBC é o primeiro visando a produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis”, comentou o gerente executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia da Petrobras, Cesar Cunha.

A produção de SAF e diesel renovável faz parte do programa BioRefino da Petrobras, que prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para produzir combustíveis sustentáveis, incluindo a construção de duas plantas dedicadas para produção de SAF e diesel renovável.

Sair da versão mobile