Voo Limpo Combustíveis LanzaJet inaugura refinaria para produzir SAF a partir do etanol

LanzaJet inaugura refinaria para produzir SAF a partir do etanol

Unidade de Freedom Pines Fuels, nos Estados Unidos, é a 1ª do mundo a usar a rota ATJ (Alcohol-to-Jet) e produzirá 38 milhões de litros de combustível sustentável de aviação por ano

Refinaria Freedom Pines Fuels da LanzaJet
Refinaria Freedom Pines Fuels da LanzaJet. Foto: Divulgação/LanzaJet

A LanzaJet inaugurou nesta quarta-feira (24) a refinaria Freedom Pines Fuels, localizada em Soperton, no estado da Georgia, nos Estados Unidos. A unidade é a primeira planta do mundo que produzirá, em escala comercial, combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), na rota tecnológica conhecida como ATJ (Alcohol-to-Jet).

A expectativa da empresa americana é produzir 10 milhões de galões de combustível por ano, cerca de 38 milhões de litros. Para a produção, a LanzaJet utilizará resíduos de biomassa como matéria-prima, o que deve ajudar o produto final a atingir uma redução de 70% nas emissões dos gases do efeito estufa na comparação com o combustível de origem fóssil.

A rota tecnológica que será usada pela LanzaJet foi aprovada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em janeiro de 2023 dentro do programa Renewable Fuel Standard (RFS). Essa foi a primeira aprovação da EPA para uma matéria-prima biointermediária.

“Hoje é uma prova da convicção exigida pela indústria, pelo governo e pelos financiadores para promover a inovação e ampliar os limites do que é possível alcançar para abordar a descarbonização e combater as alterações climáticas. Este é um marco histórico em uma longa história de inovações para a LanzaJet, os Estados Unidos e a indústria de SAF em todo o mundo”, apontou o CEO da LanzaJet, Jimmy Samartzis.

A construção da Freedom Pines Fuels foi possível após subvenção do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) e investimentos do Fundo de Inovação da Microsoft e das organizações Breakthrough Energy, fundadas por Bill Gates. Além disso, a LanzaJet recebeu outros investimentos privados, incluindo de companhias aéreas, como British Airways e All Nippon Airways (ANA), e da Shell.

“Nós, que estamos desenvolvendo o setor de SAF, aprendemos que é necessário um ecossistema de inovação para avançar a tecnologia e a infraestrutura. É por isso que a LanzaJet priorizou a formação de parcerias sólidas e a defesa de coalizões para nos ajudar a construir nossa primeira fábrica e esse setor em crescimento”, completou Samartzis.

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