A Repsol recebeu a certificação da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), o que lhe dá acesso à venda de seu combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) dentro do sistema de Book & Claim da RSB. Isso permite que a empresa espanhola de energia entregue SAF em aeroportos específicos e o insira no registro da RSB, permitindo assim que os clientes de outros aeroportos do mundo reivindiquem as reduções de emissões certificadas associadas ao SAF ao comprar querosene de aviação, de origem fóssil.
O mecanismo de Book & Claim aborda os desafios de oferta e demanda que existem atualmente para o SAF e permite que o setor de aviação acelere seu processo de descarbonização. Atualmente, o SAF só está disponível em um número limitado de l
ocalizações geográficas em todo o mundo, e entregá-lo em outros aeroportos pode ser caro e gerar emissões desnecessárias de CO2 no processo. O sistema de Book & Claim da RSB possibilita o crescimento do uso do SAF, pois permite que as companhias aéreas e seus clientes reivindiquem as reduções de carbono do SAF sem acesso físico ao fornecimento de combustível sustentável.
Esse modelo de cadeia de custódia foi desenvolvido para garantir total rastreabilidade e credibilidade, bem como um impacto climático demonstrável, evitando a dupla contagem no processo. As reduções de carbono associadas ao SAF serão registradas como uma “unidade de reserva e reivindicação” e transferidas para qualquer comprador disposto globalmente, enquanto o combustível físico entregue no aeroporto mais próximo não terá nenhum critério de sustentabilidade associado. Atualmente, o Book & Claim tem como alvo apenas os mercados voluntários, contribuindo assim para as reduções de emissões de carbono que são adicionais aos mandatos e regulamentações.
Essa nova certificação abre um mercado global mais amplo para que a Repsol forneça SAF a partir de sua refinaria de biocombustíveis avançados em Cartagena, na Espanha, que atualmente está concluindo o comissionamento final. A unidade, a primeira de seu tipo na Península Ibérica, terá capacidade para produzir 250.000 toneladas de SAF e diesel renovável por ano a partir de vários tipos de resíduos orgânicos, e evitará a emissão anual de 900.000 toneladas de CO2.
A Repsol produz SAF em suas refinarias na Espanha desde 2020, fornecendo o combustível a participantes do mercado espanhol, incluindo Iberia, Air Europa, Vueling e Iberojet, bem como à Atlas Air para os voos de carga que realiza para seu cliente Inditex a partir do aeroporto de Zaragoza.
Em maio de 2023, a Repsol assinou um contrato de longo prazo com a Ryanair para fornecer até 155.000 toneladas de SAF para suas operações na Espanha e em Portugal entre 2025 e 2030. No final de 2023, a empresa também forneceu SAF pela primeira vez para helicópteros de resgate na região espanhola de Castela e Leão e, no início do ano, realizou um piloto pioneiro no aeroporto de Bilbao, onde forneceu combustível 100% renovável para a Iberia Airport Services para reduzir as emissões dos serviços de assistência em terra no aeroporto.
O SAF pode produzir até 80% menos emissões de CO2 ao longo de seu ciclo de vida do que o combustível de aviação tradicional, e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estima que o SAF contribuirá com cerca de 65% das reduções de emissões necessárias para que o setor de aviação atinja a meta de zero emissões líquidas de carbono em 2050.
“Estamos entusiasmados em ver o trabalho e o compromisso da Repsol em promover uma descarbonização mais rápida do setor de aviação por meio do sistema de Book & Claim da RSB. A confiança é a peça central do sistema, e oferecer uma solução confiável baseada em uma abordagem multissetorial genuinamente global é fundamental para a RSB”, disse a diretora Executiva da RSB, Elena Schmidt.
“A certificação para acessar o sistema de Book & Claim mais confiável e robusto do mundo é um marco para a Repsol. Isso nos permite introduzir mais SAF na cadeia de suprimentos, permitindo que mais participantes do setor de aviação aproveitem os benefícios do SAF. Nossa nova fábrica em Cartagena é uma garantia de que podemos fornecer o combustível e, assim, ajudar a impulsionar a redução da pegada de carbono do transporte aéreo”, afirmou o diretor de Aviação Internacional da Repsol, Carlos Suarez.