A Avioxx, uma startup britânica que planeja produzir combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), concluiu uma rodada de investimento de Série A liderada pela empresa do ramo de turismo Trailfinders e que ajudará a acelerar os planos da companhia.
A injeção de capital aumentará a capacidade de pesquisa e desenvolvimento da Avioxx, expandindo seu alcance de mercado, projeto e aprovação regulatória de sua primeira fábrica de SAF, prevista para produzir 6 milhões de litros de combustível no início da operação, chegando a 40 milhões de litros anuais até 2027.
O processo usa resíduos de hidrocarbonetos e plásticos e captação de dióxido de carbono (CO2) para combinar com hidrogênio de fontes renováveis e água e, então, produzir o SAF.
A Avioxx espera que novas rodadas de financiamento sejam concluídas ainda em 2024 para viabilizar o desenvolvimento e a construção da unidade na região Noroeste do Reino Unido.
“A Trailfinders pode oferecer muito mais do que capital, com acesso a suas redes estabelecidas na comunidade e experiência em viagens. Estamos entusiasmados em acelerar o desenvolvimento do negócio e a entrega de nossa planta de SAF operacional inicial está agora muito mais próxima”, comemorou o CEO da Avioxx, Chris Hancock.
“O plano da Avioxx para o SAF é inovador e a perspectiva de produzir SAF no Reino Unido com um preço comparável ao do combustível de aviação atual só pode ajudar a acelerar a adoção”, disse o fundador e presidente executivo da Trailfinders, Michael Gooley.