Voo Limpo Combustíveis IAE testa com sucesso motor da família A320ceo com 100% SAF

IAE testa com sucesso motor da família A320ceo com 100% SAF

Motor V2500, que também equipa o Embraer C-390 Millenium, passou por testes com combustível sustentável de aviação fornecido pela Neste

Embraer C-390 Millenium
Embraer C-390 Millenium é equipado com motor V2500. Foto: Divulgação/FAB

A IAE International Aero Engines AG (IAE) anunciou que o motor V2500 passou com sucesso por testes com 100% de SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, nas instalações da MTU Maintenance em Hanover, na Alemanha.

O V2500 equipa as aeronaves da família Airbus A320ceo (A318, A319, A320 e A321) e o Embraer C-390 Millenium, somando quase 3.000 aviões em operação em todo o mundo. O motor foi testado com SAF produzido a partir da rota HEFA-SPK (ésteres hidroprocessados e ácidos graxos), que usa óleos ou gorduras residuais como matéria-prima. O combustível para os testes foi fornecido pela Neste.

Atualmente, o uso de SAF é aprovado somente para uma mistura de até 50% com combustível fóssil tradicional. As fabricantes de motores, entretanto, estão realizando testes com 100% SAF para que esse tipo de operação possa ser liberada e contribua com as metas de descarbonização do setor aéreo.

A IAE é um consórcio multinacional composto pela Pratt & Whitney, Pratt & Whitney Aero Engines International, Japanese Aero Engines Corporation e a MTU Aero Engines AG.

“Esse teste com 100% de SAF demonstra que os motores V2500 podem continuar contribuindo para tornar a aviação mais sustentável nas próximas décadas”, disse o presidente da IAE AG e vice-presidente da Mature Commercial Engines da Pratt & Whitney, Kim Kinsley.

“Continuamos dedicados a trabalhar com a IAE, fornecedores e parceiros para garantir não apenas que nossos produtos sejam capazes de operar com SAF, mas também que nossa infraestrutura de manutenção, reparo e revisão possa apoiar todos os operadores e proprietários com seus requisitos de teste SAF”, complementou o diretor de Programa da MTU Aero Engines, Michael Schreyögg.

Sair da versão mobile