A Norsk e-Fuel e a Carbon Centric firmaram um acordo de fornecimento e distribuição de CO2, no qual a Carbon Centric será responsável pela produção e entrega de CO2 à unidade Alpha da Norsk e-Fuel em Mosjøen, no Norte da Noruega. O CO2 é uma das principais matérias-primas na produção sintética de combustível sustentável de aviação (SAF), que será necessário para atender aos mandatos de combustíveis renováveis de origem não biológica (RFNBO SAF) da União Europeia por parte das companhias aéreas que operam em aeroportos europeus a partir de 2030.
O acordo envolve o fornecimento e a compra vinculantes de CO2, com um volume anual superior a 130.000 toneladas, em que todos os termos cruciais sobre mecanismos de preços, cronogramas, modalidades de transporte, planos de contingência, bem como padrões e impurezas foram acordados.
O foco da Norsk e-Fuel no fornecimento de CO2 líquido facilita a produção de combustíveis renováveis em escala, aproximando-se da descarbonização da aviação nas próximas décadas. Como a eletricidade renovável é um dos principais fatores de custo na produção de combustíveis sintéticos, a estratégia de uso do CO2 líquido permite que a empresa priorize a proximidade geográfica do acesso à rede de baixo custo. Até 2030, a Norsk e-Fuel pretende garantir um suprimento anual de 700.000 toneladas de CO2.
A Carbon Centric, atuando como agregadora de CO2, capturará e liquefará o dióxido de carbono proveniente principalmente da incineração de resíduos e biomassa e de outras fontes de alto conteúdo biogênico. Quando o CO2 biogênico é empregado no processo de produção de combustível sintético, a utilização do CO2 torna-se circular, pois envolve a reciclagem das mesmas moléculas anteriormente presentes na atmosfera.
Para garantir uma entrega perfeita ao projeto Norsk e-Fuel Alpha em Mosjøen, a Carbon Centric desenvolveu uma cadeia de suprimentos de CO2 líquido. Essa cadeia de suprimentos aproveita o transporte intermodal e as embarcações de transporte, em colaboração com especialistas do setor em gás liquefeito norueguês e logística de carga ferroviária.
“Esse certamente é o primeiro acordo do gênero nesse setor. Um produtor de e-Fuel, viabilizado por meio de compromissos de compra no setor de aviação, comprometendo-se com volumes de CO2 biogênico superiores a 1 milhão de toneladas. Isso envia uma mensagem clara ao mercado de que existe um negócio viável para agregadores como a Carbon Centric. Estamos muito felizes com essa parceria com uma empresa que compartilha os mesmos valores e que realmente entende a importância que o CO2 terá nesse novo setor em formação”, comentou o CEO da Norsk e-Fuel, Karl Hauptmeier.
“Estamos entusiasmados com esse acordo inovador com a Norsk e-Fuel. A abordagem inovadora e os planos ambiciosos para produzir combustível sintético se alinham perfeitamente com o nosso compromisso de ajudar o mundo a atingir mais rapidamente as emissões líquidas zero e de apoiar as metas estabelecidas nas políticas mais recentes da UE. Essa parceria empolgante não se trata apenas de negócios, trata-se de fazer uma diferença real”, completou o CEO da Carbon Centric, Fredrik Häger.