A Emirates Airline começou a abastecer suas aeronaves com combustível sustentável de aviação (SAF) nos voos partindo do aeroporto de Schipol, em Amsterdam, na Holanda. Ao longo de 2024, a companhia aérea terá acesso a mais de 7,5 milhões de litros de SAF fornecido pela Neste e misturado diretamente com o querosene de aviação tradicional.
O acordo entre as empresas foi celebrado no fim de 2023 e também prevê o início do fornecimento de combustível sustentável de aviação no aeroporto Changi, em Singapura, ainda neste ano.
O SAF da Neste, o Neste MY Sustainable Aviation, reduz em até 80% as emissões de gases do efeito estufa em seu ciclo de vida na comparação com o combustível fóssil. Esse SAF é produzido com base na rota tecnológica HEFA-SPK de ésteres hidroprocessados e ácidos graxos, de origem vegetal.
“Parcerias fortes como esta, particularmente nos principais hubs de transporte aéreo, como Amsterdã, estabelecem as bases para o trabalho com parceiros e aeroportos no sentido de aumentar o acesso e a disponibilidade de SAF em toda a nossa rede”, disse o vice-presidente e diretor de operações da Emirates, Adel Al Redha.
“É emocionante ver a Emirates usando o nosso Neste MY SAF no aeroporto Schiphol de Amsterdã. Além disso, este é um excelente exemplo de como estamos trabalhando com nossos parceiros para acelerar o uso de SAF. Estamos ansiosos para realizar os próximos passos da nossa cooperação”, complementou o vice-presidente de aviação renovável da Neste, Alexander Kueper.
A Emirates usou SAF misturado com combustível tradicional pela primeira vez em um voo que partiu de Chicago em 2017. Atualmente, a companhia aérea opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF. Em outubro do ano passado, a Emirates, com o apoio de parceiros, também incorporou o uso de SAF nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai, alocando SAF para uma série de voos, incluindo um voo para Sydney.