Voo Limpo Combustíveis Honeywell lança tecnologia de hidrocraqueamento para produzir SAF

Honeywell lança tecnologia de hidrocraqueamento para produzir SAF

Tecnologia produz mais combustível sustentável de aviação com menos desperdício e custo mais baixo que os processos atuais

Combustível sustentável de aviação
SAF é a principal aposta para a descarbonização do setor aéreo. Foto: Shutterstock

A Honeywell anunciou que sua tecnologia de hidrocraqueamento poderá ser usada para produzir combustível sustentável de aviação (SAF) com efetividade de 3 a 5% maior, permitindo a diminuição de custos de até 20% no processo e a redução dos fluxos de resíduos de subprodutos em comparação com outras tecnologias de hidroprocessamento comumente usadas.

A tecnologia Fischer-Tropsch (FT) Unicracking da Honeywell utiliza líquidos e ceras de biomassa processada, incluindo sobras de plantações, resíduos de madeira ou restos de alimentos, para produzir SAF dentro das atuais normas mundiais.

“À medida que a demanda por SAF continua a crescer, o setor de aviação é desafiado por suprimentos limitados de matérias-primas tradicionais de SAF, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais”, disse o presidente e CEO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions, Ken West. “Quando combinada com o processo Fischer-Tropsch existente, nossa nova tecnologia expandirá as opções de matéria-prima disponíveis no setor para fontes mais abundantes, ajudando a melhorar a capacidade de nossos clientes de produzir SAF”, completou.

Recentemente, a DG Fuels selecionou a tecnologia FT Unicracking da Honeywell para sua instalação de fabricação de biocombustíveis na Louisiana, que produzirá 2 milhões de litros de SAF por dia quando iniciar suas operações em 2028.

“Usando a tecnologia avançada da Honeywell, a DG Fuels fornecerá combustível suficiente para mais de 30.000 voos transatlânticos todos os anos, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono das viagens aéreas globais”, disse o CEO da DG Fuels, Michael Darcy.

A Honeywell já atua no setor de SAF com o processo Ecofining, que tem sido usado para produzir o combustível comercialmente desde 2016. A empresa agora oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo o SAF. Além do Honeywell Unicracking e do Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui a tecnologia Ethanol to Jet e o eFining, que converte hidrogênio verde e carbono.

Sair da versão mobile